blogger counter
Passando nas vagas: Regimes políticos, formas de governo e sistemas de governo


Regimes políticos, formas de governo e sistemas de governo

9 - Regimes políticos, formas de governo e sistemas de governo


Regime Político


Autoritário ou não democrático - Nesse caso, as decisões políticas não decorrem da vontade do povo.

Democrático: 
São aqueles regimes nos quais o povo detém o poder. Demo significa‘povo’ e cracia significa ‘poder’. Assim, democracia denota poder do povo (soberania popular).Lincoln foi um dos que melhor definiu a democracia ao dizer que esta era “o governo do povo,pelo povo e para o povo”. Os regimes democráticos subdividem-se em outros três regimes:

Democracia direta
: o povo é argüido diretamente a respeito das decisões que o Estado deve fazer. Em virtude do crescimento dos Estados, é hoje um regime pouco utilizado(somente alguns cantões suíços ainda o utilizam).


Democracia indireta
: nesse regime, o povo escolhe representantes que irão fazer as opões políticas o país. ATENÇÃO: não confunda eleição direta com democracia direta. Na eleição dos representantes na democracia indireta é utilizado o instrumento da eleição direta,que não se confunde com democracia direta.

Democracia semi-direta
: quando convivem os dois sistemas anteriores. É o caso, por exemplo, do Brasil, onde o povo exerce sua soberania direta, por meio do plebiscito ou da iniciativa popular, por exemplo, e indiretamente, pela eleição de representantes políticos.
Forma de Governo

Monarquia: o Estado monárquico pode ser conceituado pelo trinômio vitaliciedade/hereditariedade/irresponsabilidade. A célebre frase do rei Luís XIV, “O Estado sou eu”, reflete bem a ideia de monarquia, que é o governo no qual a figura do governante se confunde com a própria figura do Estado. Por conta disso, o governante só saía do governo quando morria; o cargo era passado para os parentes mais próximos e o rei não era responsabilizado por eventuais erros que cometesse em sua gestão (o rei não erra).

Hoje já existem as chamadas monarquias constitucionais, nas quais vigora um poder monárquico que não é absoluto, havendo formas de limitação e de atuação do povo no processo decisório.

República: 
nessa forma de governo, o Estado não pertence a nenhum rei, imperador ou deus, mas sim ao povo. Seu nome vem do latim res (coisa) + publica, ou seja, é um Estado que pertence a todos e que, assim sendo, é marcado pelo seguinte trinômio:eletividade/temporariedade/responsabilidade.

Dessa maneira, os representantes serão eleitos para mandatos temporários e haverá a possibilidade de se responsabilizar o mau governante.

Sistema de Governo

Presidencialismo: nos países que adotam esse sistema, há um governante que acumula as funções de chefe de governo (chefia do poder executivo) e de chefe de Estado(representante diplomático).

Parlamentarismo: 
esse sistema separa as funções de chefe de governo e de chefe de Estado em duas autoridades diferentes. Um dos melhores exemplos é o caso da Inglaterra,onde o chefe de governo tem responsabilidade política, mas não tem mandato, podendo ser deposto pelo parlamento, que, por sua vez, pode ser dissolvido pelo chefe de estado, no caso a rainha. Nesse caso, a rainha “reina, mas não governa”

9.1- Chefia de Estado e Chefia de Governo, atribuições e responsabilidades do Presidente da República

Conforme visto anteriormente, aqui no Brasil, o sistema de governo adotado é o presidencialismo, no qual o Presidente da República acumula as funções de Chefe de Estado e Chefe Governo.

As atribuições do Presidente da República foram melhor debatidas no item 8 (Poder Executivo). Insistimos na reforçada leitura do artigo 84 da Constituição Federal e seus incisos.

6 comentários:

  1. Nossa muito bem explicado e resumido! Fechou bem a minha revisão para a prova!! Parabens pela didática!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o conteúdo foi bem explicado e me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Well summarized and easy to grasp. Thank you

    ResponderExcluir