blogger counter
Passando nas vagas: Noções básicas de Redes de Computadores


Noções básicas de Redes de Computadores

Noções básicas de Redes de Computadores

Conceito de Redes de Computadores


Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações (presentes em seu Disco Rígido) ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes e Cds.
Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.


O que constitui uma rede?

Uma rede normalmente inclui quatro elementos (além dos computadores próprios):
Protocolo: um conjunto de regras de comunicação para certificar-se de que todos falam o mesmo idioma.
Placas de Rede (NICs): cartões que são inseridos na placa mãe de computadores e permite-lhes enviar e receber mensagens de outros computadores
Cabo: o meio para efetuar a conexão de todos os computadores entre si na rede.
Hub: hardware utilizado para executar o controle de tráfego
Nota: Redes sem fio, obviamente, não usam cabos e placas de rede não são necessárias para pequenas redes que usam portas paralela ou serial. Algumas redes usam switches, em vez de hubs, para controlar a rede. (Mas as noções básicas ainda se aplicam).

Classificação de rede

Como flocos de neve, duas redes nunca são similares. Assim, por razões de discussão, vale a pena classificá-las por algumas características gerais. Uma determinada rede pode ser caracterizada pelas seguintes caracteristicas:
Tamanho: o tamanho geográfico da rede.
Segurança e acesso: quem pode acessar a rede e como o acesso é controlado.
Protocolo: as regras de comunicação em uso (por exemplo: TCP/IP, NetBEUI ou AppleTalk).
Hardware: os tipos de links físicos e hardware que se conectam à rede.
Extensão (LANs e WANs): sobre tamanho, redes são geralmente classificadas em duas categorias, redes locais (LAN) e redes de  área extensa (WANs).
Uma rede local principalmente é definida pela geografia e é normalmente alojada em um edifício ou em um campus. Uma rede de longa distância ou extensa, por outro lado, é uma rede que une muitos LANs juntos usando tecnologias de rede, mas este tema pode ser aprofundado em outros artigos. Visto que redes locais são normalmente mais utilizadas, elas são classificadas em dois tipos principais:
Peer-to-peer: uma rede peer-to-peer não possui qualquer servidores dedicados ou hierarquia entre os computadores. Todos os computadores na rede de lidar com segurança e administração por si próprios. Os usuários devem tomar as decisões sobre quem obtém acesso e para que finalidade. Para obter mais informações, consulte o artigo sobre redes peer-to-peer.
Cliente-servidor: uma rede de cliente-servidor funciona da mesma forma como uma rede peer-to-peer exceto que haja pelo menos um computador que se dedica como um servidor. O servidor armazena pastas para o compartilhamento, controla o acesso à impressora e geralmente atua como o controlador da rede. Para obter mais informações, consulte o artigo sobre redes cliente-servidor.
Protocolo
Tal como acima referido, o protocolo de uma rede é o conjunto de diretrizes ou regras para a comunicação entre computadores. A comunicação entre dois computadores com diferentes protocolos não será possível. Enquanto muitos computadores têm a capacidade de interpretar múltiplos protocolos, é importante compreender os diferentes protocolos disponíveis antes de decidir sobre qual é o mais apropriado para sua rede.
Hardware
Enquanto algumas pessoas com visão teórica afirmam que o hardware envolvido em uma rede não é extremamente importante, eles provavelmente nunca efetivamente configuraram uma rede. O Hardware é importante. Embora em teoria, cada concentrador ou comutador deve enviar e receber sinais perfeitamente, nem sempre este é o caso. E o problema é que se sua organização perguntar para dois administradores de rede que hub eles recomendam, provavelmente receberá duas respostas totalmente diferentes, mas totalmente convincentes. Da escolha do cabo (fibra ótica, coaxial ou cobre), ate a escolha de um servidor, sua organização deverá ser criteriosa para encontrar o hardware mais adequado para as próprias necessidades.

Classificação das Redes Quanto à Extensão Física

As redes de computadores podem ser classificadas como:
  • LAN (Rede Local)Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
  • WAN (Rede Extensa)Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais, como o CITYBANK).

Equipamentos Necessários para a Conexão em Rede

Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão.
O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10Mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).
Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Râbi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.
Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).

2 comentários: