blogger counter
Passando nas vagas: INSS: 3.200 vagas em pauta! 2 mil só para técnico


INSS: 3.200 vagas em pauta! 2 mil só para técnico



                                    

Tudo indica que o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA), irá se reunir mais uma vez com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para pedir a realização de um concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Serão solicitadas 3.200 vagas, sendo 2 mil para técnico e 1.200 para perito médico, mais cadastro de reserva. A audiência deverá acontecer na próxima semana, mas ainda não há data definida.

Na reunião anterior com a ministra Miriam, que ocorreu em 1º de abril, Amauri Teixeira saiu da audiência com a promessa de serem autorizadas em junho 1.500 oportunidades para técnico do seguro social. Na ocasião, também estiveram presentes os deputados Roberto Santiago (PSD/SP) e André Figueiredo (PDT/CE). O INSS tem pedido para 3.080 vagas, sendo 2 mil para técnico e 1.080 para perito.

A abertura de uma nova seleção é urgente e inevitável, uma vez que, ocorrerão milhares de aposentadorias nos próximos anos. O Instituto também vem implementando a abertura de centenas de agências em todo o país, o que reforça ainda mais a necessidade de se contratar pessoal. Por conta do grande déficit de pessoal, o novo concurso para técnico está sob análise do Ministério do Planejamento, deverá continuar mantendo a tradição de convocar mais aprovados do que o número inicial de vagas especifica em edital.

No último concurso, realizado em 2012, para 1.500 vagas de técnico e 375 de perito médico, cujo prazo de validade terminou agora em abril, foram feitas 5.020 convocações (a seleção contou com 6.881 aprovados), ou seja, 133% além da oferta prevista em edital. Deste total, cerca de 90% das contratações ocorreram para o cargo de técnico. Já no concurso de 2008, quando foram oferecidas 1.500 vagas somente para técnico, 2.100 aprovados foram empossados.

Última seleção

No último concurso para as carreiras, realizado em 2011, os técnicos resolveram 60 questões objetivas, sendo 20 sobre Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 sobre Conhecimentos Específicos. Para os médicos, foram cobradas 80 questões – 30 sobre, agrupando as disciplinas de Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo, e 50 específicas.

A aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos, 30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e de 40% do total de pontos da prova. Os peritos aprovados nessa etapa passaram por uma avaliação de títulos. A organização coube à Fundação Carlos Chagas (FCC).

0 comentários: